Conceito inovador é apresentado em congresso internacional no Reino Unido
Reino Unido, 23/07/2025 – Os investigadores Giovana Almeida, José Pereira e Paulo Almeida, do Projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, ligado ao Instituto Politécnico de Leiria (CiTUR) e financiado pela Agenda ATT-PRR, apresentaram no ICBTCardiff’25 Congress a investigação intitulada “Emerging Technologies in Tourism: Conceptualizing the ‘Immersive Digital Tourist’ through the Metaverse and AI”. O estudo propõe uma nova tipologia evolutiva do turista, baseada na influência das tecnologias imersivas no comportamento e na cognição turística.
O conceito central da investigação, o “turista digital imersivo”, destaca como as tecnologias emergentes estão a transformar a sociedade e a cognição dos turistas, criando experiências mais simbólicas, interativas e personalizadas, não como substituição, mas como complemento ao turismo tradicional. Segundo os autores, esta evolução não é apenas tecnológica, mas coevolutiva com a sociedade, exigindo novas abordagens em políticas públicas, formação profissional e estratégias de inovação no setor. A investigação resultou na criação da Web Tourist Matrix, uma matriz que identifica quatro perfis distintos de turista, sendo que o último perfil atua em ambientes simulados e simbólicos, representando uma nova era de presença e interação no turismo.
A apresentação no ICBTCardiff’25 reforça o papel do CiTUR – Instituto Politécnico de Leiria como referência na investigação aplicada ao turismo sustentável e digital. Por sua vez, o Projeto FAST ao explorar como as ferramentas tecnológicas podem apoiar a transição para um turismo mais inteligente, inclusivo e sustentável, alinha-se também com os desafios e oportunidades da era digital imersiva.




