Decorreu na Lousã de 22 a 25 de outubro a XVII edição do Art&Tur
A XVII edição do Art&Tur, o Festival Internacional de Cinema de Turismo, decorreu, este ano, na Lousã de 22 a 25 de outubro.
Este festival foi criado pelo Professor Francisco Dias que é o Coordenador Científico do projeto FAST.
O ART&TUR é um dos festivais mais conceituados do CIFFT, o circuito internacional de festivais de filmes de turismo, que atrai todos os anos as melhores produções do género que são realizadas em todo o mundo. O evento integra duas competições distintas, uma para produções portuguesas e outra internacional.
Uma das competições criativas do Festival é o ART&FACTORY, na qual equipas de produção vão, uma semana antes, filmar para o local do festival, neste caso a Lousã. Os filmes são depois exibidos em estreia durante o evento. Este ano, o festival iniciou uma outra competição, o ART&STORYTELLING, através do qual jovens universitários tiveram uma formação para aprenderem a contar histórias através de filmes. O resultado destes trabalhos foi apresentado também no festival. Por fim, o ART&TUR promove também uma competição de blogging, que premeia os melhores conteúdos de bloggers sobre a Lousã.
Durante os quatro dias do festival, foram exibidos 67 filmes premiados pelo júri, que compunham a shortlist da competição e que foram distinguidos entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram na competição. As exibições dos filmes estavam divididas por 17 sessões temáticas, intercaladas com oito mesas-redondas em que especialistas discutiram temas atuais abordados pelos filmes.
“Este é um festival único e extraordinário, por várias razões. É o único festival que tem um júri com 44 membros, de 22 países, dos cinco continentes e não se limita a fazer promoção turística, pois faz questão de ter bons documentários, que refletem sobre as diferentes problemáticas do turismo”, explicou Francisco Dias, criador e diretor do ART&TUR.
“O ART&TUR constitui uma excelente oportunidade de mostrar a nossa região a todos os que nos visitam, pelo que é um aliado fundamental na estratégia de internacionalização da marca Centro de Portugal. O turismo cinematográfico é uma área estratégica para a região, pois é um poderoso veículo de promoção e difusão dos nossos ativos culturais e paisagísticos. E a verdade é que o Centro de Portugal reúne condições excecionais para servir de cenário a produções cinematográficas e televisivas”, afirmou Raul Almeida, presidente do Turismo Centro de Portugal.
Este ano, na competição internacional, o Grande Prémio foi para o filme suíço “Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime” e o Grande Prémio da Competição Nacional foi para o filme “Caldas da Rainha Magnífica”, produzido no âmbito do ART&TUR 2023.
A edição deste ano do Art&Tur contou ainda com a colaboração de vários membros da equipa do projeto FAST.
O programa completo da XVII edição do Art&Tur pode ser consultado aqui.