Enquadramento
O Projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo surge no âmbito da Agenda Operacional e Inteligente para a Sustentabilidade, transversal às diversas verticais do setor, que agiliza a implementação de novas e mais práticas ações/atividades de sustentabilidade, convergentes com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Esta agenda estará alicerçada em processos digitais, e ao mesmo tempo em indicadores e metas concretos e objetivos que servirão de bússola na aplicação da estratégia de sustentabilidade das diversas empresas: FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo.
FAST, um Projeto do Politécnico de Leiria – CiTUR, procura que o turismo sustentável promova a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais, considerando-se assim de extrema importância a monitorização constante dos impactos da atividade turística, assim como a manutenção de um elevado nível de satisfação, quer dos visitantes, quer dos residentes. Para tal, as empresas do setor devem adotar políticas e práticas responsáveis na dimensão interna e externa, ao nível económico e social, assim como projetar práticas inovadoras que assegurem experiências turísticas no âmbito dos princípios da sustentabilidade.
A Problemática
A pesquisa teórica sobre o tema aponta 6 problemas chave:
- Ausência de diagnósticos objetivos de sustentabilidade nas empresas, que apoiem na definição da estratégia e preferencialmente assentes em tecnologia e dados cientificamente validados;
- Ausência de estudos que percebam a sensibilidade das empresas, nos seus diversos sectores, e colaboradores para a sustentabilidade;
- Ausência de Programas de Ação ajustados aos diversos verticais;
- Inexistência de ferramentas inteligentes de apoio à Gestão da Sustentabilidade;
- Ausência de Avaliação de Impacto;
- Pulverização excessiva dos sistemas de reconhecimento internacionais – certificações ou selos.
As soluções
O Projeto FAST propõe como solução a criação do Sistema ORVE – Otimização de Recursos e Valorização da Experiência, uma plataforma online multifuncional concebida para apoiar a sustentabilidade e eficiência na gestão de destinos turísticos. O ORVE integra três níveis de utilizadores: consumidores (turistas e residentes), empresas e instituições, e Entidades Gestoras de Destinos (EGD), permitindo um fluxo de informação bidirecional e partilha de experiências em tempo real.
A plataforma recolhe dados sobre consumos de energia, água, transportes, pegada de carbono e hídrica, bem como práticas sustentáveis adotadas pelos utilizadores, permitindo às empresas gerir melhor os seus recursos e às EGDs monitorizar e planear de forma inteligente a mobilidade e a pressão turística. Os consumidores, por seu lado, contribuem com avaliações, recomendações e sugestões, promovendo uma experiência mais informada e participativa, ao mesmo tempo que participam num fórum de partilha de boas práticas e dicas de sustentabilidade.
O ORVE permite ainda a implementação de mecanismos de reconhecimento e mérito, como selos de sustentabilidade, e oferece indicadores de performance que apoiam a avaliação contínua do desempenho ambiental e social do destino. Através do Portal de Informação Turística, os utilizadores acedem a conteúdos detalhados sobre pontos de interesse, enquanto os alertas em tempo real garantem uma comunicação eficiente entre todos os níveis da plataforma.
Combinando monitorização bottom-up, disseminação top-down e partilha horizontal de informação, o ORVE representa uma solução integradora que promove uma gestão turística mais sustentável, participativa e eficiente, incentivando a adoção de práticas responsáveis e contribuindo para a valorização da experiência de todos os stakeholders.
A nossa equipa
Paulo Almeida
Francisco Dias
Alexandra Lavaredas
Giovana Almeida
Patrícia Esteves
José Pereira
Micael Fidalgo
Mariana Vieira
João Vasconcelos
Célia Rafael
Berta Costa
Ana Elisa Sousa
Ana Sofia Viana
Verónica Oliveira
Fernanda Oliveira
Alexandra Mendes
Sérgio Fontes
Tânia Guerra

Carla Bento
Cátia Siopa

Conceição Gomes
Cátia Ferreira
Parceiros
Inserido na Agenda Operacional e Inteligente para a Sustentabilidade, que é transversal aos diversos verticais do setor, que agilize a implementação de novas e mais práticas ações/atividades de sustentabilidade, convergentes com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável este projeto, o FAST, tem como parceiros na Agenda ATT as seguintes entidades:
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
NOS COMUNICAÇÕES, S.A.
PARQUES DE SINTRA - MONTE DA LUA S.A.
ASSOCIAÇÃO PORTO BUSINESS SCHOOL (PBS) - U.PORTO
ASSOCIAÇÃO PORTO DIGITAL
RODOVIÁRIA DO ALENTEJO S.A.
PONTA DA CRUZ- SOCIEDADE IMOBILIÁRIA E DE GESTÃO DE HOTÉIS S.A.
CARLTON PALACIO-SOCIEDADE DE CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO HOTELEIRA S.A.
TERMALISTUR-TERMAS DE S. PEDRO DO SUL, E.M., S.A.
UBIWHERE LDA
ZMTEUROPE, LDA
VISION BOX - SOLUÇÕES DE VISÃO POR COMPUTADOR, S.A.
ANA - AEROPORTOS DE PORTUGAL S.A.
XPLR, S.A.
HIJIFFY, S.A.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
TURISMO DE PORTUGAL I.P.
TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL
PESTANA MANAGEMENT - SERVIÇOS DE GESTÃO S.A.
DENGUN LDA
PORTO CARLTON - SOCIEDADE DE CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO HOTELEIRA S.A.
SALVOR-SOCIEDADE DE INVESTIMENTO HOTELEIRO S.A.
GEOFLICKS, LDA
OSB SOLUTIONS, UNIPESSOAL LDA
ACTIVBOOKINGS LDA
ASSOCIAÇÃO TURISMO DE CASCAIS, VISITORS AND CONVENTION BUREAU
EUROPCAR INTERNACIONAL - ALUGUER DE AUTOMÓVEIS S.A.
SC HOSPITALITY, S.A.
TROIARESORT - INVESTIMENTOS TURÍSTICOS, S.A.
PALÁCIO DO CARMO - TURISMO E HOTÉIS, LDA
PESTANA CR7 - MADEIRA HOTEL INVESTIMENTOS TURÍSTICOS, S.A.
GRUPO PESTANA POUSADAS - INVESTIMENTOS TURÍSTICOS S.A.
INDÚSTRIA AÇOREANA TURISTICO-HOTELEIRA (I.A.T.H.) S.A.
ITI-SOCIEDADE DE INVESTIMENTOS TURISTICOS NA ILHA DA MADEIRA S.A.
M&J. PESTANA-SOCIEDADE DE TURISMO DA MADEIRA S.A.
SPINACH TOURS, S.A.





























