Notícias e Eventos

Projeto FAST apresenta estudo sobre turismo sustentável em fronteiras transnacionais no XIII SINGEP

São Paulo, 23 de outubro de 2025 – O Projeto FAST – Agenda ATT-PRR marcou presença no XIII SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, com a apresentação do artigo “Territórios Turísticos Sustentáveis em Fronteiras Transnacionais com Marca Territorial”. O trabalho foi apresentado pelo pós-doutorando do CiTUR Leiria, Douglas Roesler, e conta com a coautoria de Giovana Almeida e Paulo Almeida, ambos investigadores do Projeto FAST.

A investigação analisa comparativamente as dinâmicas de governança do turismo sustentável em duas regiões de fronteira: a Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, e a fronteira ibérica entre Portugal e Espanha. A partir de uma matriz analítica baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos “Cinco Ps” da Agenda 2030, o estudo evidencia os contrastes entre modelos de cooperação institucional, participação comunitária e políticas públicas orientadas para a sustentabilidade. O artigo propõe ainda diretrizes para reforçar a cooperação multinível e promover territórios turísticos sustentáveis em contextos geopolíticos distintos.

O tema central do XIII SINGEP-CIK 2025 é “Sociedades Resilientes: Governança, Tecnologias Digitais e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação”, portanto o congresso está alinhado com os objetivos do Projeto FAST. 

O trabalho integra uma parceria internacional entre Brasil, Marrocos e Estados Unidos no âmbito do SINGEP’25, reforçando o compromisso do Projeto FAST com a internacionalização da ciência, a valorização da sustentabilidade no turismo e a construção de políticas públicas baseadas em evidências científicas.